domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sê Sereno

Sê sereno no meio do ruído e da agitação, e sonha com a calma tranquila que vem do silêncio.

Vive de acordo com todos sem te renegares. Manifesta tranquila e calmamente as tuas ideias. Escuta os outros, inclusivé aqueles que consideras menos inteligentes do que tu, pois eles também têm alguma coisa que possam ensinar-te.

Evita as pessoas ruidosas e agressivas. São um suplício para o espírito. Se te comparas com os outros, sentir-te-às, às vezes, vaidoso e amargo, pois haverá sempre gente mais poderosa e mais humilde do que tu.

Fica contente com aquilo que realizas e com aquilo que te propões fazer. Por mais modesta que seja a tua profissão, ela é realmente uma riqueza num mundo instável. Sê prudente nos negócios, pois o mundo quer enganar-te. Mas guarda os olhos bem abertos perante o seu lado encantador. Muitos procuram um alto ideal e mostram grande coragem.

Sê tu mesmo. Não finjas a afeição nem fales do amor com cinismo, porque, em presença da indiferença, ele é tão frágil como uma erva.

Aceita sem amargura a sabedoria dos anos em troca da tua juventude. Fortalece o teu espírito. Ele apoiar-te-à se a fortuna te abandonar. Não te deixes levar pela tua imaginação. A angústia nasce do cansaço e da solidão. Impõe-te uma disciplina sã, mas sê indulgente contigo. És um menino do universo como as árvores e as estrelas. Tens direito de existir. E, inclusivé se não a compreendes, o universo continua a sua evolução.

Vive em paz com o poder superior, qualquer que seja o nome que lhe deres. Sejam quais forem os teus actos e aspirações, vive em paz com a tua consciência neste mundo ruidoso.

Apesar de todas as hipocrisias que nele existem, todas as preocupações e os sonhos desaparecidos, a vida é bela.

Sê vigilante e luta incansavelmente pela felicidade.

Texto anónimo do século XVII

Sem comentários: